10 junho 2011

Sacolas e supermercados


Sacolas e supermercados

Certo tempo atrás postei uma opinião sobre o uso (ou o desuso) de sacolas plásticas para embalar as compras de mercados. (ver em http://zeforni.blogspot.com/search?q=sacolas+pl%C3%A1sticas)
Agora, o Sinplast (Sindicato da Indústria de Material Plástico no RS) manifesta-se exatamente na mesma direção ou seja, considera uma hipocrisia mercadológica com o viés de pseudo-preservacionista, (ver em http://www.sinplast.org.br/mostra_noticia.aspx?id=2244)  a desinformação promovida por setores do mercado supermercadista com a anuência de alguns seguidores pouco informados ou obtusos a uma discussão mais profunda e ampla sobre o assunto.
Retomo, então a temática.
Vamos ser práticos no desenvolvimento da idéia:
Compras no mercado não usarão sacolas plásticas. Algum material irá substitui as sacolas. Papelão? Sacolas retornáveis? Quantas terei que levar para trazer minhas compras? Oito? Dez?
Ou como já é de prática em alguns lugares, paga-se pelas sacolinhas.
Ora! Não é que é essa a questão?! É o custo das mesmas que importa. Não a natureza. Não o descarte responsável! Por isso falo em hipocrisia mercadológica.
Durante anos estabeleceu-se o hábito de acondicionamento do lixo doméstico em sacolas plásticas por diversas razões. Mas as que mais chamam a atenção são as que dão organização e limpeza ao descarte doméstico e promovem a segurança dos catadores, sejam do serviço público ou particulares.
Portanto mesmo que não as traga do mercado continuarei usando sacolas plásticas para o lixo.
Compradas.
O que eu propunha anteriormente era que me dessem uma alternativa para o descarte sem as sacolas plásticas.
Os que promovem o desuso de sacolas plásticas não discutem  seu uso consciente e descarte responsável. Não os interessa. Lucro é o que lhes interessa.
Meu horizonte é o uso responsável e o descarte adequado. Isso requer conhecimento, boa vontade e persistência para estabelecer o hábito.
Muita gente está preocupada com o futuro do planeta e promove ações maravilhosas nesse sentido. Basta cada um ter um pouquinho de cuidado que podemos fazer a diferença, não é mesmo?
Minha contribuição principal é com o descarte do lixo orgânico. Para que não acabe nos lixões nas periferias de nossas cidades. Quer dar uma olhadinha?

Nenhum comentário: