19 dezembro 2019

Recuerdos e esperanças



O Advento, como tempo litúrgico da Igreja, é tempo de aguardo, de espera, com o perdão da repetição, esperançosa.

Nestes dias que antecedem a  festa do nascimento de Jesus, tenho trabalhado meu coração para celebrar e, ao mesmo tempo, amadurecer sentimentos e esperanças. Especialmente em relação às perdas das presenças humanas no curso deste ano. Meu pai e minha sogra.

Das tristezas compreensíveis daqueles momentos sou brindado, ao olhar para o passado, em ter plena consciência de que, muito além da falta física, está a enorme presença em tudo que sou e faço. Justamente porque fui, construí e celebrei, junto com eles.
Mesmo nos momentos de desacordo, de desvios conceituais, de impaciências, lá estava a oportunidade de amadurecer nossos sentimentos.

E especialmente eu que tantos altos e baixos os proporcionei. 

Esse olhar fraterno, inclusive para nossas próprias ações, é motor de possível esperança e  de re-construção. (Faço este recorte na palavra para reforçar seu duplo sentido).
Ora, como disse, somos fruto de tudo quanto preencheu nossas vidas. Tirar algo ou relegar ao esquecimento, muda o que somos. E quanto ousamos arriscar?

Logo, não se trata aqui de aceitação, pura e simples. Mas de perdão, integração, reconstrução. Isso se torna possível quando admito ser pequeno. Mas enorme nos sentimentos.

Da metáfora do olhar um copo com água até a metade, pensamos: está meio cheio ou meio vazio? 

Para provocar, digo que a perspectiva pessimista está em ver somente o que falta ao copo. Ou a nós. Ou ao que vivo. Ou ao que e como sofro.
Por outro lado, com viés celebrativo, construtivo, integrador, está o olhar esperançoso de que o copo está quase cheio.

Viver é descobrir a cada momento uma razão de continuar.
Viver feliz então é olhar esperançoso à frente, construir agora as relações necessárias e acolher o passado como provocador desta caminhada.

Obrigado pai, por eu ter podido caminhar contigo parte de minha vida. Obrigado minha sogra por ter sido mãe da mãe de meus filhos.

Celebro suas memórias. Rezo por suas almas. 

Quero ser hoje uma pessoa melhor que a de ontem.

Só assim posso desejar um Feliz Natal.

Nenhum comentário: