15 dezembro 2011

Avenida Castelo Branco


Avenida Castelo Branco

Vereadores de Porto Alegre rejeitam mudança de nome de avenida. A proposta partira dos edis que, supostamente defendendo os "direitos humanos" das pessoas perseguidas durante o governo militar, pretendiam trocar o nome da Avenida Castelo Branco para "Avenida da Legalidade".
A alegação da rejeição, segundo um dos parlamentares, foi de que assim como existe Av Getúlio Vargas ou Júlio de Castilhos, tanto um como o outro são considerados heróis ou ditadores, dependendo do ponto de vista da pessoa. E que história não se muda.
Difícil aceitar esses argumentos sem correr o risco de reducionismo.
Historicamente nomes de logradouros são utilizados para homenagear pessoas, eventos, etc. Nessa esteira, relendo a história do RS, deparamo-nos com práticas de nossos "heróis" que não são nada recomendáveis.
A história do Rio Grande do Sul, que se confunde com o conflito farroupilha, até então foi ideologizada e contada por grupos não comprometidos com a verdade documental.
Será que alguém já propôs trocar os nomes das avenidas Bento Gonçalves ou Davi Canabarro? Ou quem sabe a Rua Gen Portinho?
Por outro lado, se realmente"história não se muda" digo que concordo, entretanto pode ser contada de forma diferente, inclusive transformando assassinos em heróis e escravocratas em libertadores.
Os vereadores de minha cidade passam uma régua em cima do assunto.
Por ora ficamos assim...

Nenhum comentário: